A rede estratégica do Irã foi atingida por uma nova versão destrutiva e sofisticada da arma cibernética Stuxnet, informa a Hadashot TV.

Segundo a TV Hadashot, a rede estratégica do Irã foi atingida por um destrutivo ataque de malware horas depois que Israel revelou que o Mossad havia frustrado um assassinato na Dinamarca, e dias depois do telefone do presidente do Irã, Hassan Rouhani, ter sido grampeado.

Os atacantes usaram um malware semelhante ao Stuxnet, a arma cibernética que atingiu a usina nuclear iraniana em Natanz em 2010, interferindo no programa nuclear do governo de Teerã.

“Lembre-se do Stuxnet, o vírus que penetrou nos computadores da indústria nuclear iraniana?”, Relatou a TV Hadashot.

“O Irã admitiu nos últimos dias que está enfrentando novamente um ataque similar, de um vírus mais violento, mais avançado e mais sofisticado do que antes, que atingiu suas redes.”.

O Stuxnet é o produto de uma operação conjunta conduzida pelas agências de inteligência dos EUA e Israel junto com a suposta ajuda do GCHQ(Serviço de Inteligência Britânico).

O código malicioso usado nos novos ataques é “mais violento, mais avançado e mais sofisticado”, e o Irã culpa Israel pela ofensiva.

As autoridades israelenses comentaram sobre o ataque. Nos últimos meses a agência de inteligência do Mossad realizou vários projetos contra o Irã. No início deste ano, os ciber-espiões contrabandearam uma enorme quantidade de documentos (documentos impressos e arquivos digitais) detalhando o programa clandestino de armas nucleares do Irã, da República Islâmica, com agentes iranianos. ”

Poucos dias atrás, Gholamreza Jalali, chefe da agência de defesa civil do Irã, confirmou que especialistas do governo descobriram e neutralizaram uma nova variação do Stuxnet.

“Recentemente, descobrimos uma nova versão do Stuxnet, que consistia em várias partes … e estava tentando entrar em nossos sistemas”, disse Jalali.

O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, pede ação contra os intensos esforços dos inimigos do Irã em “adentrar” no seu país.

“Diante das complexas práticas do inimigo, nossa defesa civil deve … confrontar a infiltração por meio de ações científicas, precisas e atualizadas”, disse o aiatolá Khamenei a autoridades da defesa civil, responsáveis por áreas como a defesa cibernética.

Fonte: Security Affairs

O post Irã atingido por uma versão mais agressiva e sofisticada do Stuxnet apareceu primeiro em NSW.

Source: NSWorld

Categorias: Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *